Rússia e Índia anunciam parceria para energia solar

A Corporação de Energia Solar da Índia (Seci) e a Agência de Energia Russa (REA) assinaram um acordo para criar projetos de energia solar em larga escala em território indiano entre 2016 e 2022. A informação está no site da iniciativa Ação Climática, que tem parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Um projeto-piloto de 500 megawatts será desenvolvido inicialmente como parte do tratado. As duas agências concordaram em implementar um plano para o desenvolvimento de projetos solares e instalações de fabricação de equipamentos na Índia.

O órgão russo vai contribuir com tecnologias avançadas e financiamento de baixo custo e a corporação indiana assegurando aprovação para o desenvolvimento dos projetos.

Fabricação

O plano busca impulsionar uma iniciativa da Índia, lançada em 2015, com o objetivo de estabelecer o país como um centro de produção. De acordo com o governo, a nação tem atualmente uma capacidade para fabricação de 2.756 megawatts de módulos solares.

Terceiro maior poluidor do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos, a Índia anunciou em outubro uma meta para reduzir o crescimento das emissões geradas por combustíveis fósseis entre 33% e 35% até 2030 (tendo como base 2005). O plano prevê também que 40% da eletricidade do país venha de fontes não-fósseis, como eólica, solar, hídrica e nuclear.

Energia acessível e limpa faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

(Com informações da Rádio ONU)

Fonte: EcoD

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s