Salvamar alerta para risco de banho de mar nesta época do ano

Praia de Piatã, em Salvador / Foto: Salvador Turismo

Praia de Piatã, em Salvador / Foto: Salvador Turismo

As chuvas e a mudança climática nesta época do ano aumentam o risco de afogamentos nas praias de Salvador. Por esse motivo, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), alerta sobre os riscos que a transição do outono para o inverno e a inconstância do tempo trazem aos frequentadores das praias. O coordenador do Salvamar, João Luiz, explica que as correntes nessa época do ano são mais fortes e, por esse motivo, as praias estão sinalizadas com bandeiras vermelhas.

A Salvamar conta com uma estrutura pronta para atender casos de afogamento, com moto aquática (jet ski), pranchas, salsichões, nadadeiras e botes. Os salva-vidas atuam desde a praia do Jardim de Alah até a divisa com Lauro de Freitas, com um total de 38 postos fixos e quatro postos volantes, com dois homens em cada local. Mesmo com essa estrutura, a Salvamar não recomenda banho de mar nessa época, pois, além do risco de afogamento, há incidência de casos de leptospirose, hepatite e doenças de pele.

Quem ainda assim quiser se arriscar, o ideal é procurar praias com salva-vidas, como Placafor e Rua K, em Itapuã. As praias de Jardim de Alah, Piatã, Praia do Sesc, Praia do Flamengo e Farol de Itapuã são as mais perigosas por conta das fortes correntes. Equipes volantes fazem monitoramento nesses locais. É importante também evitar o excesso de bebida alcóolica e deixar crianças e animais de estimação sozinhos nas praias. Em caso de afogamento, os salva-vidas podem ser acionados pelo 156.

Fonte: Agecom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s