Realeza britânica celebra os 800 anos da Magna Carta

Rei João / Imagem: Dicionário Político

Rei João / Imagem: Dicionário Político

RUNNYMEDE, Inglaterra (Reuters) – A rainha britânica, Elizabeth 2ª, liderou as celebrações nesta segunda-feira para marcar os 800 anos da assinatura da Magna Carta, um dos documentos mais significativos da história mundial e apontado como a origem para as liberdades modernas e os direitos humanos.

Em 15 de junho de 1215, nos campos próximos ao rio Tâmisa em Runnymede, o rei João da Inglaterra aceitou as demandas de seus barões e acatou a Magna Carta, latim para “Grande Carta”, que pela primeira vez colocou o monarca sob as leis.

Desde então, o documento teve grande significado global, se tornando base para a declaração de independência dos Estados Unidos e a declaração universal dos direitos humanos. Três de suas 63 cláusulas continuam na Constituição britânica.

“O que aconteceu nesses campos oito séculos atrás é tão relevante hoje quanto era então. E essa relevância se estende além da Inglaterra”, disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron. Ele disse que o documento mudou o mundo, inspirando pessoas como os fundadores dos Estados Unidos e o líder da independência indiana, Mahatma Gandhi, além de Nelson Mandela na África do Sul.

A Magna Carta foi elaborada durante um período de grande revolta política na Inglaterra, com conflito entre o rei João, seus nobres e a Igreja inglesa. Embora outras cartas tenham sido assinadas muito antes de 1215, a Magna Carta é um marco histórico que simboliza a tentativa de vencer as arbitrariedades do rei. Tal é o mito sobre história do rei João, que algumas versões históricas afirmam ser ele retratado no vilão da literatura protagonizada por Robin Hood.

Independentemente dos mitos e da romantização acerca dos fatos, de ter sido o monarca vilão ou mocinho, o rei João e a Magna Carta entraram para a história como marcos do direito constitucional, das liberdades e dos direitos humanos.

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s