Minas Gerais: WWF-Brasil e Ambev lançam Projeto Bacias em Sete Lagoas

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Ambev e o WWF-Brasil lançaram no dia 31 de maio, em Sete Lagoas, a terceira edição do Projeto Bacias, iniciativa que contribui para a recuperação e preservação de mananciais de bacias hidrográficas do país.

A Bacia Corumbá-Paranoá, no Distrito Federal, e a dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo, adotadas nos últimos anos, já dão sinais de evolução. A partir de agora, o foco do trabalho de recuperação será a Bacia do Ribeirão Jequitibá, localizada na cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais.

Nesta nova etapa, o Projeto Bacias será implementado em três fases. Na primeira, o WWF-Brasil coordenará, com vários parceiros, um diagnóstico completo da Bacia do Ribeirão do Jequitibá, com levantamento de dados socioambientais, pesquisa de opinião com a população para identificar a sua percepção em relação à água e ao saneamento básico, análise da disponibilidade hídrica natural em toda a bacia, diagnóstico do saneamento básico da região e levantamento do percentual de área degradada e identificação dos pontos críticos da bacia.

A segunda fase contempla a implementação das ações planejadas em campo e a terceira será a de execução da estratégia de sustentabilidade do projeto, com vistas a assegurar a continuidade das transformações atingidas.

Para o coordenador do Programa Água para Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas, o projeto facilitará a formação de uma rede colaborativa envolvendo diversas instituições e a realização de atividades: “Somente com cooperação entre todos os envolvidos, governo, empresas e população alcançaremos resultados positivos, bem como a garantia da segurança hídrica local”. “É um privilégio atuar nessa região, onde há instituições fortes e várias ações ambientais em curso”, afirma Kimura de Freitas.

O Projeto Bacias integra o Movimento CYAN e foi lançado pela Ambev em 2010 como um amplo conjunto de iniciativas para mobilizar e conscientizar a sociedade para o uso racional da água.

O lançamento do Projeto Bacias em Sete Lagoas

No domingo, mais de 2,5 mil pessoas percorreram seis quilômetros na “Caminhada pela Água” que teve como critério de inscrição dos praticantes a entrega de alimentos não-perecíveis. Como resultado, foram arrecadadas 3,5 toneladas de mantimentos que serão doadas à instituições beneficentes da cidade. Além disso, a população ajudou no plantio de 120 mudas no Parque da Cascata.

O engajamento da população de Sete Lagoas superou a expectativa dos organizadores. “Os setelagoanos provaram que, assim como nós, estão dispostos a contribuir para a preservação da água. Por isso, tenho a certeza de que esta nova edição do Projeto Bacias não poderia ter um endereço melhor”, afirma Simone Veltri, gerente de sustentabilidade da Ambev.
Fonte: WWF Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s