Bahia: poste de iluminação solar é instalado no pátio da Seinfra

postesolar - Seinfra Bahia

Foto:Ulgo Oliveira-Seinfra

Um poste de iluminação equipado para armazenar energia solar e gerar energia fotovoltaica foi instalado no pátio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia – Seinfa e começa a funcionar nesta terça-feira (14). A ideia de utilizar o protótipo partiu dos engenheiros que integram a Superintendência de Energia e Comunicações, e tem como objetivo tornar o sistema de geração de energia popular entre prefeitos e gestores que visitam a secretaria.

“Esperamos que eles se inspirem nessa ideia e possam gerar energia limpa e de forma consciente também em seus municípios”, afirma Silvano Ragno, superintende de Energia da Seinfra. Ideal para iluminação pública em estradas e avenidas, o sistema capta energia através da placa solar e armazena essa energia em uma bateria especial. Um dia de captação é o suficiente para que o poste tenha autonomia para iluminar durante quatros dias seguidos.

Vantagens

Um poste convencional custa em média R$ 3.500, mas os custos com manutenção constante e contas de luz elevam o valor final da geração de iluminação. Com o investimento de R$ 5.500, o poste de energia solar utiliza uma lâmpada tipo LED, com elevada eficiência luminosa, e não requer troca ou manutenção por pelo menos cinco anos. Uma grande vantagem desse sistema de energia é que, por não utilizar o sistema convencional de energia – proveniente das hidroelétricas-, não gera cobranças no final do mês. Um poste como o protótipo tem vida útil de 20 anos, e o investimento para a implantação do sistema é recuperado totalmente nos primeiros cinco anos de funcionamento.

Fonte: Ascom/Seinfra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s