Fogão sustentável leva saúde e economia para famílias da África

O fogão sustentável é fabricado na cidade de Maseru, no Lesoto, e emprega 60 funcionários.

Aproximadamente três milhões de pessoas ainda usam fogareiros rústicos para cozinhar alimentos. Com a proposta de promover saúde e economia a diversas famílias africanas que ainda usam do antigo artefato, o casal Stephen e Alice Walker criou um fogão sustentável movido a biomassa. O fogão ACE 1 é parte do projeto African Clean Energy e não produz fumaça.

O novo produto pode representar um salto na saúde e qualidade de vida das famílias beneficiadas porque a fumaça dos fogões a lenha é tóxica, tanto que é conhecida como carbono negro. Em compensação, o fogão ACE 1 exige 70% menos combustível para funcionar e, devido aos materiais de cerâmica que compõem o produto, retém calor por bem mais tempo.

Nas casas onde ainda se usam fogareiros,  25% do orçamento familiar é gasto com a compra de combustível. “Com a economia gerada pelo uso do ACE 1, as crianças podem ir para a escola e as mulheres conseguem trabalhar”, diz Ruben Walker, diretor comercial do African Clean Energy.

Na base do pequeno fogão há também um conector DC e porta USB, que com energia solar, transformam o equipamento em uma fonte adicional de energia – uma comodidade incrível para muitas famílias que não possuem acesso à eletricidade.

Fonte: Superinteressante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s