Prédios na França deverão ter telhado verde ou painel solar

A França aprovou uma lei que obriga os novos edifícios comerciais a instalarem telhados verdes ou painéis solares. A medida é parte da estratégia energética de reduzir o uso das usinas nucleares, que suprem cerca de 75% da demanda energética do país, segundo dados da World Nuclear Association.

As duas novidades trazem benefícios como geração de energia pelo painel solar, que pode abastecer tanto o edifício quanto reinjetar energia na rede elétrica, e isolamento de ruído e de calor pelo telhado verde, este último que reduz a necessidade de refrigeração durante o verão e de aquecimento no inverno. A cobertura vegetal também atua contra a poluição e retém água da chuva, ajudando, assim, a reduzir problemas de escoamento urbano durante chuvas fortes.

Segundo o The Guardian, ativistas ambientais franceses inicialmente propuseram que todos os novos edifícios fossem completamente cobertos por vegetação, incluindo os prédios residenciais. Mas os parlamentares julgaram que a medida poderia ser onerosa demais para o consumidor residencial. E para que a lei não se tornasse radical demais para as empresas, eles criaram a alternativa de uso de painéis solares também, dando às empresas a possibilidade de escolha.

Cerca de 80% das construções de Paris possuem certificações sustentáveis de diversas categorias / Foto: Divulgação

Cerca de 80% das construções de Paris possuem certificações sustentáveis de diversas categorias / Foto: Divulgação

Fonte: Portal Exame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s