ISO na Bahia, por Erica Rusch

*Por Erica Rusch

*Por Erica Rusch

Estive em Paris entre 24 e 28 de novembro de 2014 a convite da ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização mundial dedicada à padronização de procedimentos em diversos setores. Talvez as mais conhecidas na atualidade sejam a 9001 (gestão da qualidade) e a 14001 (gestão ambiental), que são amplamente divulgadas pela mídia, mas também existem normas ISO para segurança alimentar, gerenciamento de risco e responsabilidade social, entre outras.

A ISO tem 165 países-membros, incluindo o Brasil, e possui diversos eixos temáticos. Por exemplo, esse evento promovido em Paris no ano passado foi destinado à discussão sobre a ISO 19228, que é a norma da cadeia de custódia dos produtos de madeira. O que a ISO 19228 fará é certificar a produção de madeira  para dar mais segurança às empresas que atuam no setor. Com ela, haverá mais segurança no comércio de madeira, vide os rígidos padrões da organização

Como ainda não há regulamentação de lei para a cadeia produtiva da madeira, a ISO surge com essa normatização que poderá contribuir substancialmente para o crescimento do comércio de produtos de madeira. Logo, as empresas que forem certificadas terão mais chances de fazer negócios. Os clientes, por sua vez, terão mais segurança ao saber que determinado fornecedor é certificado pela ISO. Aliás, em muitos casos, certificações são critérios de desempate durante a etapa de concorrência comercial.

Uma certificação ISO aliada a boas práticas gerenciais forma um ciclo virtuoso para qualquer empresa que a obtenha. As vantagens em comércio internacional são evidentes, pois as principais economias mundiais fazem parte da organização. Ganho em imagem de marca, idem. E, no caso da ISO 19228, literalmente, a norma contribui para a sustentabilidade dos negócios. Em última análise, ganham os consumidores e a sociedade de um modo geral.

São 165 países em todo o mundo, mais de 50 estiveram na reunião de Paris, que foi um grupo de trabalho da primeira etapa de construção dessa norma. Esse grupo de trabalho fará sugestões para a formulação da norma, em um processo que ocupará os próximos dois anos. Jorge Emanuel Cajazeira é o presidente da ISO 19228, e conseguiu trazer a próxima reunião do grupo de trabalho para Salvador. Entre 16 e 20 de março de 2015, Salvador da Bahia é a capital da ISO 19228.

Vista do Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador / Foto: Hotel Pestana

Vista do Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador / Foto: Hotel Pestana

Hotel Pestana, onde a reunião vai acontecer entre 16 e 20 de março de 2015 / Foto: Hotel Pestana

Hotel Pestana, onde a reunião vai acontecer entre 16 e 20 de março de 2015 / Foto: Hotel Pestana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s