Evento sobre Facebook Marketing abre espaço para debate sobre pauta ambiental nas redes sociais

Além de palestrar sobre Facebook Marketing, Netto entrevistou

Além de palestrar sobre Facebook Marketing, Antônio Netto entrevistou Maria Eme Bê, da Babette Artesanal, e Erica, Rusch, advogada ambiental, sobre suas atividades online / Foto: Elvira Costa

Na quarta-feira (04), o Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, recebeu a palestra Facebook Marketing: como posicionar seu negócio na rede social. Promovido pelo jornalista e gestor de redes sociais Antônio Netto, o evento contou com entrevistas de Maria Eme Bê (da fan page Babette Artesanal) e Erica Rusch (da fan page Erica Rusch). Na plateia, um público variado: mutos profissionais e estudantes de Comunicação Social, além de empreendedores interessados em entender melhor a ferramenta Facebook e como ela pode ajudar nos negócios.

A Babette Artesanal é um e-commerce de pães artesanais que utiliza a rede para fortalecer a imagem da marca perante o público. Maria Eme Bê destacou a importância do cuidado que tem com o conteúdo que compartilha, pois o público não deve ficar recebendo somente mensagem sobre vendas e promoção. Então ela posta fotos, vídeos e curiosidades sobre o universo da preparação de pães e massas.

Erica Rusch é advogada ambiental e, além deste site, mantém a página Erica Rusch no Facebook. Indagada sobre sua experiência no Facebook, Erica explicou que o objetivo dela ao criar a página foi compartilhar informações sobre o tema e interagir com pessoas igualmente interessadas na temática ambiental. Antônio Netto também perguntou sobre como a marca do escritório Rusch Advogados, fundado por ela, se posicionava, frente às restrições impostas pelo Código de Ética da OAB. De acordo com Erica, o objetivo da página Rusch Advogados, criada muito recentemente, é divulgar informações sobre direito ambiental, com destaque para leis e jurisprudência. Logo, é uma criação de conteúdo completamente diferente do da página. Quanto à vedações da OAB, a advogada explicou que são restritas publicidades ostensivas e que o advogado fale dos seus casos defendidos.

O palestrante apresentou um panorama geral do Facebook, desde a sua criação, em 2010, até a sua abertura na Bolsa de Valores, o que modificou completamente o modo de a plataforma se apresentar ao público. Antônio Netto explicou que desde 2012, o Facebook é uma empresa de capital aberto, com ações na Bolsa de Valores, então precisa dar lucro aos seus acionistas. Por isso, cada vez mais, tem diminuído o alcance das páginas de negócios, para que os empreendedores paguem para aumentar o alcance dos conteúdos publicados.

Apesar de haver mais necessidade de investimento financeiro atualmente, o Facebook ainda é uma ferramenta bem mais barata que as mídias tradicionais, além de ser mais assertiva quanto à segmentação do público, garante o palestrante. “Com uma mídia tradicional, você coloca um outdoor e tem uma estimativa de que 500 pessoas serão atingidas por aquela mensagem. Mas quem te garante que não são as mesmas pessoas que passam todos os dias, ou que quem passar terá interesse na mensagem?”, exemplificou o jornalista.

Antônio Netto também deu dicas de como usufruir melhor dos recursos de uma fan page, a exemplo da funcionalidade de segmentação de público, que pode ser agrupado por idade, sexo, localização e interesses, durante o impulsionamento da publicação, que é como o Facebook chama o patrocínio de publicações. Além de saber segmentar o público, o gestor de redes sociais também deve traçar objetivos para a página, por exemplo, determinando se ela buscará formar reputação, tráfego ou relacionamento. Finalmente, o conteúdo deve ser elaborado de acordo com os objetivos da página e o perfil da marca divulgada, tendo em vista o posicionamento perante o público. Desse modo, alguns cuidados deve ser tomados, como a atenção sobre a utilização de humor, a agenda do setor ao qual pertence a marca (sobre isso, Antônio Netto deu o exemplo da companhia de aviação Air Europa, que publicou conteúdo sobre o carnaval brasileiro, em uma fan page maciçamente dirigida ao público europeu, quando lá é inverno, com o objetivo de fazer o público desejar viajar). Em resumo, o conteúdo precisa se produzido com coerência em relação à imagem de marca desejada e, além disso, com atenção ao idioma em que a mensagem é escrita.

Além de promover eventos, Antônio Netto ministra workshops sobre marketing digital. O próximo workshop acontece nos dias 10 e 11 de abril de 2015. Interessou-se em se inscrever? Clique aqui.

*Redação

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