Braskem reduz consumo energético com equipamento inédito no país

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, reduziu seu consumo energético em Triunfo (RS) com a instalação do equipamento Vapor Flute, que torna o processo de destilação mais eficiente e demanda uma quantidade menor de energia que a usual. Outro benefício adicional do equipamento é que ele permite, também, elevar o aproveitamento de nafta, matéria-prima usada na planta.

Desenvolvido pela empresa Franco-Americana Technip Stone & Webster, o Vapor Flute foi instalado na principal torre de destilação da unidade Olefinas 1. O processo de destilação consiste na separação entre líquido e vapor de determinadas misturas e é destinado à purificação das substâncias. Ao ser inserido na parte interna da coluna de destilação, o Vapor Flute permite um melhor contato entre líquido e vapor, melhorando a destilação e possibilitando a redução do consumo de energia utilizada normalmente.

Com a iniciativa, a planta já obteve resultados expressivos, como a redução de 4,4 megawatts/hora no consumo de energia, o equivalente ao gasto médio de aproximadamente 10 mil famílias por hora. A demanda de vapor também foi reduzida em 22 toneladas/hora, economizando 1,6 t/h de óleo combustível.

A unidade foi a primeira do país a instalar o equipamento. No mundo, apenas outras três plantas petroquímicas utilizam a mesma tecnologia. “Em valores anualizados, já foram apurados ganhos financeiros de US$ 18,5 milhões com a instalação do equipamento”, afirma Aloísio Azevedo, gerente de engenharia de processo de Qualidade e Produtividade da Braskem. Outro benefício registrado pelo uso do Vapor Flute é a redução de emissão de 1,44 t/h de gás carbônico para a atmosfera.

A instalação do Vapor Flute ocorreu durante a Parada Geral de Manutenção, realizada em 2014, em três unidades industriais da Braskem no polo petroquímico de Triunfo – Aromáticos, Olefinas 1 e Butadieno.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maiorprodutora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Fonte: Braskem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s