Exploração do ouro acelera desmatamento na América Latina, revela estudo

A proliferação das minas de ouro, às vezes ilegais, observada nos últimos anos em várias regiões da América Latina, acelera o desmatamento, ameaça a biodiversidade dessas áreas e contribui para a emissão de gases causadores do efeito estufa – alerta estudo publicado nesta quarta-feira (14). “A febre do ouro mundial conduziu a um aumento significativo do desflorestamento das selvas tropicais na América do Sul”, escrevem os autores do estudo publicado na revista “Environnemental Research Letters”.

Homem procura ouro usando técnica rudimentar, chamada no Peru de 'chiquiquiar'. Com a repressão à mineração ilegal de ouro, o local virou uma cidade-fantasma. Da população original de 22 mil habitantes, pouco mais de 3.000 ainda moram ali / Foto: Rodrigo Abd/AP

Homem procura ouro usando técnica rudimentar, chamada no Peru de ‘chiquiquiar’. Com a repressão à mineração ilegal de ouro, o local virou uma cidade-fantasma. Da população original de 22 mil habitantes, pouco mais de 3.000 ainda moram ali / Foto: Rodrigo Abd/AP

Entre 2001 e 2013, pelo menos 1.680 km² de florestas tropicais foram derrubados para a exploração das minas de ouro, relatam os especialistas. Isso representa uma pequena parte dos milhões de quilômetros quadrados de floresta tropical de todo o planeta, mas a riqueza biológica das áreas exploradas pelos garimpeiros é excepcional.

“Embora a perda das florestas, devido à exploração das minas, seja menos importante do que o desmatamento causado pela agricultura, acontece nas regiões tropicais com a biodiversidade mais rica”, destaca Nora Alvarez-Berrios, uma das autoras do estudo.

Na região de Madres de Dios, no Peru, por exemplo, um hectare de selva pode conter “até 300 espécies de árvores”, explica a pesquisadora da Universidade de Porto Rico.

O agravante é que 90% da destruição detectada desde 2001 ocorre em apenas quatro regiões que fazem ecossistemas e, com frequência, perto de zonas protegidas.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s