Cantareira deve permanecer sem chuvas significativas nos próximos dias

O esperado para os próximos dias são precipitações em forma de pancadas isoladas no final da tarde / Foto: Sabesp

O esperado para os próximos dias são precipitações em forma de pancadas isoladas no final da tarde / Foto: Sabesp

As chuvas na região das cabeceiras do Sistema Cantareira devem ser frequentes nos próximos dias, porém de intensidade fraca, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os reservatórios do sistema não receberam chuva ontem (17) e continuam em queda. Hoje (18), o volume é 6,9% da capacidade. Também não choveu nos outros sete sistemas que abastecem São Paulo.

Segundo Neide Oliveira, meteorologista do Inmet, o esperado para os próximos dias são precipitações em forma de pancadas isoladas no final da tarde. O volume previsto para amanhã (19) é 10 milímetros (mm). No domingo (20), deve chover 15 mm e, na segunda-feira (21), a precipitação fica em 20 mm. “A tendência é que [o volume de chuva] vá aumentando”, disse ela.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a pluviometria esperada sobre o manancial durante o mês de dezembro chegará a 220,9 mm. O volume já acumulado neste mês, está em 41,2 milímetros – abaixo do esperado.

Com poucas chuvas na cabeceira do sistema, o índice do Cantareira caiu 0,1 ponto percentual de ontem para hoje. A maioria dos sistemas de abastecimento paulista não apresentou melhora. O Alto Tietê caiu de 10,6% ontem para 10,5% hoje. Esse sistema passou a receber, no domingo (14), um volume adicional de 39,46 milhões de metros cúbicos captados da Represa Ponte Nova. Trata-se de um tipo de volume morto, como é usado no Cantareira.

O Sistema Gurapiranga manteve-se estável de ontem para hoje, registrando capacidade de 35,9%. O Sistema Rio Grande caiu de 65,2% para 64,9%. O Sistema Rio Claro caiu de 28,1% ontem para 27,8% hoje. O Alto Cotia foi o único a elevar a capacidade, oscilando de 30,3% ontem para 30,4% hoje.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s