São Bernardo do Campo implanta coleta seletiva porta a porta em 100% da cidade

Exemplo de coleta seletiva porta a porta no Distrito Federal

Exemplo de coleta seletiva porta a porta no Distrito Federal

A prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) está comemorando a expansão do programa de coleta seletiva porta a porta em todo o município. O serviço teve início em 2013, nos bairros de Rudge Ramos, Paulicéia e Jordanópolis.

Por meio deste programa, que faz parte do Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos da cidade, o recolhimento de resíduos é realizado na porta de casa – facilitando a vida dos moradores. A meta era que até o fim de 2014 o serviço fosse levado para todos os bairros do município, o que de fato se consolida na próxima terça-feira (9) com o início do atendimento na região do Riacho Grande.

Em março deste ano, a gestão da cidade já havia divulgado que o índice de material reciclado na cidade saltou de 0,81% para 1,76% em apenas nove meses de projeto.

“A reciclagem não é uma questão apenas do meio ambiente, mas também de geração de trabalho e renda. Em São Bernardo, 130 pessoas trabalham em duas cooperativas. Elas separam e vendem o material e, assim, garantem o sustento de suas famílias”, afirmou Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos.

Como é realizado

Os moradores separam em sacolas os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. Em outra sacola deve ser colocado o vidro, por questões de segurança do morador e dos coletores.

Os caminhões de coleta passam nas ruas conforme a programação pré-estipulada. Eles tocam a música da campanha para que os moradores saibam a hora que devem entregar os resíduos para o coletor. O lixo orgânico continua sendo recolhido normalmente.

A meta da administração é reciclar 10% do lixo coletado no município até 2017.

Fonte: Portal Ciclo Vivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s