Paris dá lições ao mundo sobre sustentabilidade

O mundo conhece Paris como uma das capitais da cultura ocidental, como a cidade luz, sede do Museu du Louvre e como a inspiração de cineastas e poetas; certa feita, a escritora Gertrude Stein disse “A América é minha pátria, mas Paris é o meu lar”. Mas além de todos os velhos predicados, notícias atuais dão conta de que Paris também é uma referência mundial em sustentabilidade urbana.

  • Em março de 2014, três dias de transporte público gratuito foram oferecidos como uma ação de combate à poluição. Assim, a administração pública local incentivou o menor uso de automóveis.
  • A quantidade de áreas verdes é um dos indicadores de sustentabilidade urbana. Paris tem mais de 400 áreas verdes, entre parques, jardins e praças.
  • Existe um projeto de energias renováveis a ser implantado na Torre Eiffel, com painéis solares, turbinas eólicas e substituição de lâmpadas por modelos LED, mais econômicos.
  • Lá, há utilização do calor dos canais de esgoto para geração de energia. De acordo com notícia do portal EcoD, “o sistema consiste na instalação de uma bomba de calor próxima à escola [Wattignies, beneficiária do projeto] e de trocadores de calor, que estão sendo instalados na encosta dos canais. Um coletor de calor, instalado dentro dos tubos, vai reter o ar quente e enviá-lo para os permutadores até chegar à bomba, que vai aquecer a escola parisiense”.
  • Apesar de ser uma cidade com trânsito complicado, como acontece em toda cidade grande, a população de Paris tem também o hábito de andar bastante a pé, o que é bom para a saúde e para o planeta.

Em tempo: entre 24 e 28 de novembro de 2014, uma comitiva brasileira estará em Paris para discutir a ISO 287, referente à cadeia de custódia da madeira e dos produtos de madeira. Saiba mais.

*Redação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s