Em Paris, delegação brasileira participa de encontro que discutirá ISO 287

A ISO/PC 287 é a norma de estandardização da cadeia de custódia da madeira e dos produtos de madeira. Entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014, uma delegação brasileira estará em Paris para discutir o assunto, durante encontro promovido pela ISO (International Organization for Standardization). Compõem a delegação brasileira que comparecerá à reunião: Erica Rusch (advogada especialista em Direito Ambiental), Cláudia Simone (Suzano Papel e Celulose), Leonardo Salema (Inmetro) Alexander Vervuurt (Diretor do IDGES – Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial Sustentável) e Lineu Siqueira (Lineu Siqueira Consultoria). O presidente da ISO 287 é o diretor de Relações Internacionais da Suzano, Jorge Emanuel Cajazeira.

A ISO é uma organização independente e não-governamental de abrangência mundial cujo objetivo é criar e aplicar processos de estandardização e normas técnicas. Atualmente, 165 países são membros da organização, incluindo o Brasil. O escritório central da organização está localizado em Genebra, na Suíça. Entre as normas mais populares, estão a ISO 9000 (qualidade gerencial); ISO 14000 (meio ambiente); ISO 26000 (responsabilidade social) e a ISO 50001 (gerenciamento de energia).

Conheça os componentes da delegação:

Erica Rusch: Mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia. Membro do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias da Bahia – FIEB. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Foto: Arquivo pessoal.

Erica Rusch: Mestre em Direito Econômico com ênfase em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-graduada em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia. Membro do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias da Bahia – FIEB. Membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC; sócia-fundadora do Rusch Advogados, escritório especializado em Direito Ambiental e Urbanístico. / Foto: Arquivo pessoal.

Alexander Vervuurt: Diretor do IDGES - Instituto Brasileiro Para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial Sustentável; auditor-líder em verificação de relatórios de sustentabilidade / Foto: Linkedin

Alexander Vervuurt: Diretor do IDGES – Instituto Brasileiro Para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial Sustentável; auditor-líder em verificação de relatórios de sustentabilidade / Foto: Linkedin

Lineu Siqueira: Diretor na Lineu Siqueira Consultoria; consultor em certificações e sustentabilidade; foi consultor sênior na Suzano Papel e Celulose e vice-diretor de certificações florestais e de agricultura na IMAFLORA. / Foto: Linkedin.

Lineu Siqueira: Diretor na Lineu Siqueira Consultoria; consultor em certificações e sustentabilidade; foi consultor sênior na Suzano Papel e Celulose e vice-diretor de certificações florestais e de agricultura na IMAFLORA. / Foto: Linkedin.

Jorge Emanuel Cajazeira: presidente da ISO 287; diretor de Relações Institucionais da Suzano; foi presidente da ABAF - Associação Baiana das Empresas de Base Florestal. / Foto: Planeta Sustentável.

Jorge Emanuel Cajazeira: Presidente da ISO 287; Diretor Institucional da Suzano Papel e Celulose; Presidente do Sindpacel – Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão do Estado da Bahia. / Foto: Portal Planeta Sustentável.

*Redação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s