Jovem arrecada US$ 2 milhões para limpar oceanos

Foto: The Ocean Cleanup Foundation / Divulgação

Foto: The Ocean Cleanup Foundation / Divulgação

Um jovem de 20 anos conseguiu arrecadar 2 milhões de dólares para retirar toneladas de plásticos dos oceanos, no mundo inteiro. Criada pelo holandês Boyan Slat, a campanha mobilizou a participação de mais de 38 mil pessoas, de 160 países. Assim, a ambiciosa empreitada de financiamento coletivo atingiu seu objetivo de arrecadação em apenas cem dias. E, em breve, deve ter início a construção de um protótipo, que é o primeiro passo em direção ao sonho de limpar metade do Oceano Pacífico.

A ideia é aplicar uma série de barreiras flutuantes capazes de aproveitar as correntes oceânicas. Em seguida, uma plataforma deve reunir o material coletado para que, em períodos regulares, uma embarcação leve todo o lixo embora. Desse modo, em vez de ir até o plástico, as barreiras deixam que o plástico vá até elas e, a partir dali, passe a receber um destino adequado.

“Infelizmente, o plástico não vai embora sozinho. Eu me perguntei: ‘por que não podemos limpar isso tudo?’. Então pensei que, ao distribuir um sistema de longos ‘braços flutuantes’ pelo mar, os oceanos poderiam basicamente fazer a própria limpeza”, explica Boyan.

A principal vantagem do método, segundo o jovem, está em permitir que os mares sigam seu fluxo normal, em um sistema de limpeza que não ameaça os animais. Por outro lado, com esse método, só é possível reunir o material que fica mais próximo da superfície, nos primeiros 3 metros de profundidade. Mas já é uma tarefa e tanto, afinal, basta lembrar que a ação acontecerá em águas oceânicas.

Além de criador dessa nova solução para despoluição da água, Boyan Slat é criador da Fundação The Ocean Cleanup.

*Redação

Fonte: Só Notícia Boa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s