Em Estocolmo, na Suécia, McDonald’s oferece seus lanches em troca de latas usadas

A agência DDB de Estocolmo criou uma ação promocional interessante para o McDonald’s: os clientes podem recolher latas nas ruas e entregar no McDonald’s, em troca dos lanches. Para isso, a DDB instalou mobiliários urbanos de onde as pessoas poderiam retirar os sacos para colocar as latinhas. A mecânica é como a que acontece aqui no Brasil com os catadores, que circulam pelas ruas com um saco em punho, recolhendo latinhas.

Impressas nos sacos plásticos, os consumidores encontravam as instruções sobre como participar da ação:

saco

Imagem: site da DDB Estocolmo.

“Agora nós aceitamos cartões, dinheiro e latas.

Como isto funciona?

Pegue um desses sacos,

encha com suas latas vazias

e nós as trocaremos por

hambúrgueres saborosos. Legal.

Preço:

10 latas = hambúrguer

10 latas = Cheeseburger

40 latas = Big Mac” – Texto impresso no saco/DDB Estocolmo.

Em seu site, a DDB explica a ação e faz a ressalva: “bom para o estômago e para o ambiente”. Não temos aqui a intenção de entrar no mérito da criação publicitária, analisando o discurso criado pela DDB, se é bom ou ruim o hambúrguer do McDonald’s para o estômago das pessoas. Mas, analisando do posto de vista das ações ambientais empreendidas por empresas, o McDonald’s criou uma ação para engajar pessoas, levando-as à ação. Em Estocolmo, essa ação foi uma oportunidade de mostrar às pessoas a importância de recolher objetos como latas separadamente, a importância de entregar objetos usados para reciclagem.

Nessa ação, todos saíram ganhando: a DDB, pela criatividade útil, o cidadão de Estocolmo, pelo engajamento, a cidade de Estocolmo, pelo cuidado. E o McDonald’s, pela vinculação de sua marca a uma causa ambiental.

Jovens com fome e adultos aproveitando os parques e os concertos de verão em Estocolmo – mas com pouco dinheiro – ganharam com essa campanha para o McDonald’s feita pela DDB Estocolmo. O Fast Food decidiu tornar a vida um pouco mais fácil para eles aceitando um novo tipo de moeda, além do usual dinheiro e cartão de crédito, que são as latas. – Por DDB Estocolmo

*Redação

Fonte: Agência DDB, The Inspiration.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s