Governos chegam a acordo a respeito da guerra da água

O rio Jaguari e seu reservatório: fonte de disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo - Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Piracicaba

Trecho do rio Jaguari. Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Piracicaba

Por Danilo Fariello, Jornal O Globo

Os governos de São Paulo, Rio, Minas Gerais e federal chegaram nesta segunda-feira a um acordo em torno da disputa pela água da Bacia do Paraíba do Sul, após reunião que se arrastou por toda a tarde, no Ministério do Meio Ambiente. A vazão do Rio Jaguari, que vinha sendo contida pelo governo paulista, será novamente elevada, e o governo do Rio terá de fazer adequações para receber um volume menor de água, a partir de setembro. Os dois estados fizeram concessões para viabilizar o acordo, que assegura abastecimento de água para consumo humano em municípios de São Paulo e do Rio ao menos até novembro.

A vazão do reservatório do Jaguari será elevada de 10 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 43 m³/s, volume até superior aos 30 m³/s exigidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em 02 de agosto. Na época, o governo paulista decidiu unilateralmente não acatar a recomendação do ONS. A elevação da vazão valerá a partir da zero hora de amanhã (terça-feira, 19).

Por sua vez, o Rio deverá aceitar, a partir de 10 de setembro, uma vazão menor de água que chega à barragem de Santa Cecília, vinda do Paraíba do Sul, de onde partem recursos hídricos a todo o estado. Na data, a vazão será reduzida de 165 m³/s para 160 m³/s. Obras de adequação deverão ser feitas nos municípios que puxam água do Rio Paraíba do Sul para o abastecimento se ajustar a uma vazão menor.

Fonte: Jornal O Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s