Patrimônio cultural da humanidade, Grande Muralha sofre com má conservação

muralha da china

Redação

Para o geógrafo Eduardo de Freitas, a Muralha da China é uma “intrigante construção arquitetônica, uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem”. Infelizmente, esse patrimônio se encontra ameaçado, em grande medida, pela falta de investimento em conservação.

Declarada desde 1987 pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, a Muralha da China sofre atualmente com sérias ameaças em sua estrutura. De acordo com o secretário-geral da Sociedade da Grande Muralha, Wu Guoqiang, mais de três quartos do trecho construído durante a dinastia Ming (1368-1644) estão em mal estado.

Símbolo da cultura oriental, a Muralha da China é um dos pontos turísticos mais visitados do país. Já apareceu no Guiness Book, sedia maratonas e povoa o imaginário popular de milhares de pessoas ao redor do mundo. Construída no século III a.C. para proteger a China dos ataques bárbaros, mais de 1.500 anos depois, durante a dinastia Ming (1368-1644), a muralha foi ampliada, com a construção de grande parte dos parapeitos e do muro de pedra que se estende por montanhas e planícies do norte do país. Hoje ela tem 45km de degraus.

Fonte: Ambiente Brasil e Brasil Escola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s