Em uma semana, Brasil ganha dois importantes prêmios mundiais

Redação

brasil1

Essa semana já temos duas ótimas notícias para a Educação. Primeiro foi a de que Artur Ávila Cordeiro de Melo conquistou a Medalha Fields. Equivalente a um Prêmio Nobel, essa medalha premia cientistas com menos de 40 anos. Após o pós-doutorado, cursado na França, Ávila optou por não lecionar, concentrando esforços na pesquisa. A outra grande notícia diz respeito a brasileiros mais jovens, que percorrem hoje um caminho que Ávila trilhou anos atrás, em olimpíadas. Cinco estudantes brasileiros ganharam uma medalha de prata na 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, uma conquista inédita no país. A competição de Astronomia terminou no domingo (10) e o matemático Artur Ávila recebeu a medalha na terça-feira (12).

A equipe desembarcou ontem (14) no Brasil, após viagem de 30 horas de volta da Romênia, local onde foi realizada a competição. Ao todo, participaram da olimpíada 208 estudantes, de 39 países. O Brasil é um dos países que participa da Olimpíada desde a primeira edição. A prova de equipe varia a cada ano, e a elaboração fica a cargo do país que sedia o evento. Na última edição, os grupos tiveram 90 minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e salvar o planeta.

Nós temos no Brasil grandes exemplos de pensadores que ajudaram a construir o nosso país. Oscar Niemeyer, na Arquitetura, Paulo Freire, na Educação, Elsimar Coutinho, na Medicina, Jairton Dupont, na Química, enfim, não faltam exemplos de que temos aqui exímios cientistas. Mas o investimento precisa continuar, precisa crescer. É importante que o mercado dialogue com a Academia, para inserir soluções adequadas na vida da população.

Essa semana, com essas duas notícias, temos motivos para crer que a nossa lista de grandes cientistas continuará crescendo.

*Com informações da Agência Brasil e Galileu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s